TRADUÇÃO

sábado, 27 de abril de 2013

SALMÃO AO FORNO

SALMÃO AO FORNO

Salmão ao forno
Para prepará-lo você irá precisar de:

papel alumínio
forma ou pirex para o forno
Ingredientes:

posta de salmão (150 g a 200 g por pessoa)
alho picado ou em lascas
cebola em rodelas
alcaparras
sal
limão
azeite de oliva
temperos opcionais: gengibre em pó, orégano.
As quantidades não estão especificadas porque realmente é a gosto. Fique a vontade para colocar o quanto quiser. Pela foto você conseguirá ter uma ideia de como fica o que eu costumo montar.

Modo de preparo:

1. Monte uma “piscina” para o salmão com o papel alumínio e deixe uma parte sobrando para cobri-lo e fechar o envelope depois. Você pode também colocar o alumínio forrando uma forma, mas é importante que levante as laterais do papel alumínio para que o azeite de oliva não escorra para fora do envelope. Eu não sei desenhar, então espero que a foto ajude a entender o que estou dizendo. Se não estiver claro, por favor digam que tentarei explicar melhor.

2. Coloque a posta de salmão sobre a “piscina” de papel alumínio.

3. Tempere com sal, gengibre em pó (opcional) e algumas gotinhas de limão.

4. Coloque o alho picado, as rodelas de cebola e por fim as alcaparras.

5. Regue com bastante azeite de oliva.

6. Feche o envelope de papel alumínio, fechando bem todos os lados.

7. Leve ao forno pre-aquecido a uns 200 graus C por cerca de 40 25 minutos. (Eu mudei o tempo de forno nas últimas vezes que preparei e 25 minutos tem sido suficientes. Aconselho checar com 25 minutos e, se precisar deixe mais tempo. Há variações de forno pra forno).
Pronto. Tire do forno e sirva acompanhado de arroz branco e batatinhas (aquelas pequenas com casca) sautê preparadas na manteiga com alecrim salpicado no final. Você pode adicionar aos acompanhamentos também um molho de maracujá ou de mostarda para o salmão.

Essa versão de acompanhamentos foi a que aprendi originalmente. Realmente combina muito bem. Eu tenho ressalvas com o alecrim porque particularmente não gosto muito, então acabei por não utilizando mais. E, muitas vezes, acompanho o salmão com arroz e salada de folhas Fica mais leve e cai muito bem também. Quanto aos molhos, nós preparamos uma vez e ficou bom, mas confesso que acho esse salmão tão rico em sabor que dispensa qualquer molho.